Toda mulher precisa descansar. Só quem tem filhos entende que a palavra descanso se torna muito difícil. Inclusive quando estamos gestantes é difícil de descansar. Sem contar em momentos festivos, Natal, Ano Novo e aniversários, em que realmente a mulher tende a trabalhar muito mais.

O descanso é importante para recuperar nosso corpo, ter energia para começar o dia de forma adequada. Existem várias categorias de descanso: diário, semanal, mensal e semestral.

Vamos começar com o descanso diário. A quantidade de sono ideal seria pelo menos oito horas por noite. Mas, sabemos que isso é muito difícil, principalmente com filhos pequenos que costumam acordar muitas vezes durante o sono.  Uma dica para quem amamenta é: durante esses momentos, não mexa no celular ou ligue a luz. Isso ajudará você a pegar o sono mais facilmente depois.

O descanso diário é tão importante para recuperar a energia e guardar a informação aprendida durante o dia. Evite celulares e televisão pelo menos duas horas antes de dormir. 

O outro descanso existente é o semanal. Deus nos deu o sábado para poder descansar. Este é um descanso ativo, onde deixamos todas as preocupações da semana e tentamos nos reconectar com Deus. O ideal é deixar, tudo o que é necessário para receber o sábado, pronto na sexta-feira, para que não haja correria.  Durante a semana, tentar separar um pouco de tempo para você mesma. Sem filhos, sem marido, só para fazer algo e cuidar de você, sem nenhuma culpa materna. Se você está feliz, isso refletirá em seus filhos e na sua família.

Descanso mensal, será que precisamos? Com certeza! Tente pelo menos uma vez ao mês estar em contato com a natureza, sempre que fazemos isso, ficamos ainda mais perto de Deus. Sair da rotina e relaxar são atitudes necessárias para nossa mente e nosso corpo.

Descanso semestral. Se eu pudesse te dar um conselho seria: tire férias semestralmente, pelo menos dez dias seguidos. Visitas aos familiares não são consideradas férias. É necessário esquecer um pouco os problemas e descansar com seu núcleo familiar. Desconecte de sua rotina, desligue o celular e dê uma pausa em seu cotidiano. Ajude seu cérebro a descansar de verdade. Ao iniciar o novo ano, a primeira coisa a se fazer é planejar suas férias, colocar datas estipuladas e lugares possíveis. 

O descanso é tão importante quanto o trabalho. Se não descansarmos, ficaremos doentes. Cuide de sua saúde de forma completa.


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