Pode parecer óbvio dizer que uma pessoa está saudável quando não está doente. Essa ideia não está totalmente errada, mas o conceito de saúde pode ser ainda mais amplo. Principalmente levando em consideração o que pode provocar o surgimento das doenças.

A percepção do conceito de qualidade de vida também tem muitos pontos em comum com a definição de saúde. Desse modo, percebe-se a necessidade de analisar o corpo, a mente e até mesmo o contexto social no qual o indivíduo está inserido para conceituar melhor o estado de saúde. Precisamos sempre escutar o nosso corpo.

Primeiro ponto que você deve lembrar é que temos um Deus que nos criou e Ele sabe como funcionamos. Posso dizer que Ele sabe cada detalhe do funcionamento do nosso organismo. Portanto, peça orientação dEle para você poder usufruir de vida plena aqui ainda nessa Terra.

Falando nisso, não dá para falar em vida saudável sem mencionar a alimentação, uma vez que hábitos alimentares saudáveis são importantes para a prevenção ou o surgimento de doenças.

O alimento quanto mais livre de embalagens, melhor. Quanto mais verduras, legumes, cereais e frutas for a base de sua alimentação, mais longevidade você terá. Ressaltamos que os alimentos ultra processados, em geral, são pobres em nutrientes e ricos em aditivos químicos, calorias, gordura, açúcar e sódio. O maior consumo desses alimentos tem sido associado a uma maior chance de obesidade, câncer, diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares, síndrome do intestino irritável, depressão, condições de fragilidade e mortalidade por todas as causas. Evite esses tipos de alimentos. Você vai perceber que cada dia estará com mais energia e disposição.

Dica muito importante: Beba mais água! O total de água existente no corpo dos seres humanos corresponde a 75% do peso na infância e a mais da metade na idade adulta. Ela é a grande responsável pelo transporte de nutrientes, pela regulação das células e de outras funções vitais do organismo. Depois disso, não resta mais nenhuma dúvida sobre a importância da água para a saúde, né? A água pura, ou “temperada” com rodelas de limão e folhas de hortelã, como é preferida por muitas pessoas, é a melhor opção para a ingestão de líquidos.

O sol é uma ferramenta muito importante para podermos manter nossa imunidade em alta. Com ele podemos ter mais vigor e nos manter mais equilibrados em todos os sentidos.

Algo que é muito importante é a prática de atividade física. Ela deve ser incentivada em todos os momentos da vida, pois traz muitos benefícios para a saúde. Quanto antes você iniciar melhor. Você pode fazer atividade física no seu tempo livre, enquanto se desloca a pé ou de bicicleta, no seu trabalho ou nos estudos e até mesmo nas tarefas domésticas. Se você mora em um prédio, que tal subir até o seu apartamento sem utilizar o elevador?  

Um outro benefício importante para a saúde, que também é proporcionado por uma vida fisicamente ativa, é a qualidade do sono. Essa parcela de horas que tiramos à noite para dormir são muito preciosas para a reparação do nosso organismo. É durante o sono que recuperamos tudo aquilo que foi gasto durante o dia. Nesse sentido, a saúde tem tudo a ver com uma noite bem dormida.

A gratidão também é algo muito importante, apesar de termos ou passarmos por situações complexas, mas sabemos que muitos são os momentos bons. Que possamos exercer a gratidão, tudo vem para o nosso crescimento.

Por falar em saúde, algo que não podemos esquecer é a saúde mental, nada impacta mais nesse aspecto que o convívio social. Não esqueça que somos sociáveis por natureza, então estreitar laços e desenvolver um vínculo afetivo é muito importante para manter a mente saudável! Aproveite e junto com a sua comunidade de fé, utilize bem o seu tempo para exercer o seu dom em ajudar as pessoas que estão precisando!

            Finalizando, lembre-se:

Jesus mesmo diz: “Felizes os que ouvem a Palavra de Deus e a põem em prática, são como homem prudente que constrói sua casa sobre a rocha.” (Mateus)7:24

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

5 + 20 =