Olá amiga,

Aqui é Sheila Procópio, sou especialista em organização  residencial e corporativa, ensino mães e donas de casa, como ter uma vida prática, funcional e desestressante. 

Mas, antes de falar como organizar sua casa, sua rotina, suas finanças, preciso falar como nossa organização pessoal impacta diretamente nossa vida.

Se é verdade, “como fazemos uma coisa, fazemos tudo”, para que nossa vida ande bem, precisamos estar bem também. Afinal, só oferecemos aquilo que temos. Nossa bagunça interna e pessoal reflete automaticamente em nosso exterior.

Então, por que a organização pessoal é importante?

Em primeiro lugar, ser organizado é importante, porque ajuda a reduzir (se não eliminar) sua ansiedade em ver as coisas sendo feitas.

Isso é ótimo para sua saúde, porque ajuda a evitar muitos problemas que a ansiedade pode causar. Você sabe que pode relaxar porque as coisas estão planejadas e, se você seguir o seu plano, tudo estará pronto no momento certo.

Tudo na vida requer organização e planejamento, desde as menores coisas, até os problemas maiores e complexos. Você deve estar se perguntando: “Então, preciso me organizar para fazer tudo em minha vida. Isso é uma obrigação?” Não, você pode simplesmente executar as tarefas uma a uma e fazê-las na ordem que desejar, armazenando tudo em sua mente. Mas, eventualmente, isso vai acabar pesando em você.

Por último, mas não menos importante, organizar-se é uma maneira de fazer mais coisas em menos tempo e também, acredite, ter tempo para não fazer nada. Portanto, pode ser que aquelas cinco coisas que você estava planejando fazer durante a semana pudessem ser resolvidas em dois dias.

Então, você teria três dias para fazer outras coisas ou simplesmente descansar.

Além disso, se organizar inclui não só ter seu trabalho organizado, mas também sua vida pessoal e seus momentos de lazer. Sim! O lazer é tão importante quanto qualquer projeto que você vai fazer na vida. Precisa ter tempo em sua agenda a qualquer custo. Mas, se você não planejar para isso, sempre acabará empurrando para a última prioridade e então sua ansiedade voltará novamente.

E quais são as vantagens da organização pessoal?

Organizar-se não é uma tarefa simples e, portanto, leva algum tempo. A organização pessoal vai muito além de calendários e listas de tarefas. Temos que criar hábitos! E já está comprovado que um novo hábito leva pelo menos 21 dias para se formar.

Também precisamos criar disciplina, evitar a procrastinação e fazer muitas outras coisas que envolvem não apenas uma mudança mental, mas também física.
Muitas coisas podem prejudicar nossa organização pessoal que às vezes nem notamos, como por exemplo:


A organização é um conjunto de métodos e de hábitos que podem melhorar muito o desempenho pessoal. Quando somos organizados, podemos fazer tudo o que desejamos, com economia de tempo e de energia. Além disso, o dia a dia passa a ser mais leve e produtivo.

Quer organizar sua casa, sua vida? Comece por você.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

treze − nove =